Literatura

Anjos e seu simbolismo
Neide Medeiros Santos
O psicanalista Carl Gustav Jung considerava que pintar o que vemos diante de nós é uma arte diferente de pintar o que vemos dentro de nós. A proposta de Alan Suassuna, com esse livro que reúne pintura e poesia – Contemplação I – Universo Particular –, está bem próxima do conceito junguiano, ele pinta o que está no seu interior. Alan explica como tudo começou. Os anjos surgiram na década de 90 quando estava manipulando um software chamado Paintbrush criando formas geométricas, e eles foram aparecendo de forma constante. Em 2011, recebeu um bloco de papel para pintura de sua Irmã caçula Talita com alguns lápis de pastel oleoso, e foi este presente que acendeu o desejo de continuar pintando anjos.

Os anjos são seres espirituais, portadores de inocência e pureza.

O artista / poeta vem de uma família de artistas e pintores. São cinco irmãos, todos se dedicam à arte da pintura, mas cada um tem uma maneira peculiar de externar sua arte. Já sabíamos de sua veia artística na pintura e na música, aqui ele também se revela na arte da linguagem com a inclusão de vários poemas, pediu a colaboração de um amigo fraterno para enriquecer o aspecto literário da obra. Dorian Dorison (heterônimo do poeta) colaborou com 22 poemas, Alan escreveu 25.

O livro se compõe de pinturas e poemas, é um livro de arte em mão dupla. A pintura e a poesia convivem fraternalmente, formam um segundo tom, um contraponto, um enlace harmonioso entre duas artes que se complementam. Os poemas de Dorian Dorison são mais complexos, com linguagem erudita, Alan fez a opção por uma linguagem mais rimada, mais musical.

Cada pintura vem acompanhada de uma interpretação do autor e traz um poema de Alan ou de Dorian Dorison. Essa interpretação da obra pode suscitar outras interpretações. A verdadeira obra de arte é uma obra aberta sujeita a interpretações múltiplas.

Os anjos pintados por Alan carregam o simbolismo do que se passa no seu íntimo, são fragmentos de uma mente dividida entre o Ser e o Parecer, entre o que está escondido na pintura e nas tessituras das palavras. É o não dito, o que sugere, o que leva a pensar.

O livro se fecha com fotos de seus familiares, fotos tiradas na sua infância, cercado pelo carinho dos pais e dos irmãos. Não falta o registro fotográfico de exposições, de Solange e das cachorrinhas Mika e Ariana.

NAS TRILHAS DA PINTURA E DA POESIA
Neide Medeiros Santos

Caminhante, são teus passos
o caminho e nada mais.
Caminhante, não há caminho,
faz-se caminho ao andar.
(Antonio Machado. XXIX. Provérbios Y Cantares).

Alan Suassuna e Dorian Dorison vêm perseguindo os caminhos da pintura e da poesia há certo tempo, agora nos brindam com Contemplação II: Multiversos Peculiares e procuram reunir a pintura e a poesia de modo harmonioso e artístico. No primeiro livro da série, predominavam anjos alados, que continuam presentes, agora com o acréscimo de outros temas pictóricos.

A trilha artística não é uniforme, ela tem nuances performáticas, guarda surpresas e pode algumas vezes causar espanto. O poeta Ferreira Gullar apregoava que a poesia nascia do espanto. Diante de uma obra de arte nos quedamos, muitas vezes, estáticos, querendo compreendê-la, esquecendo que o objeto artístico não precisa, necessariamente, ser compreendido, é muito mais para ser sentido. Quem entendia muito bem desse risco do bordado da Arte era outro poeta – Fernando Pessoa. No poema XXIV, o heterônimo Alberto Caeiro expressa o que é essencial:

O essencial é saber ver.
Saber ver sem estar a pensar,
Saber ver quando se vê,
E nem pensar quando se vê
Nem ver quando se pensa.

Caminha-se ao sabor do vento pelas páginas do livro, na companhia dos textos e das pinturas que se apresentam em Obras de Arte e Poemas Diversos e Projeto Artístico em 14 dias. Se o essencial é saber ver, a leitura desses poemas proporciona esse encontro visual.

O primeiro poema do livro – No caminho para Nagoya – é um convite para visitar a cidade japonesa que se caracteriza pela diversidade culinária, seria uma espécie de Pasárgada, de Manuel Bandeira. No poema bandeiriano, de caráter utópico, a liberdade permite tudo – ter a mulher que se quer, fazer ginástica, andar de bicicleta, tomar banhos de mar e, principalmente, ser amigo do rei. Em Nagoya o que atrai o viajante são as amoras deliciosas, as flores silvestres que exalam um perfume adocicado e o sabor dos pratos coloridos e aromáticos. É um lugar que convida o viajante que a visitou uma primeira vez a voltar, atraído pelas delícias da comida.

O livro contém alguns contos de teor memorialista e ensaios que remetem a Freud. Eles se entrecruzam com os poemas, com as pinturas e formam um terceiro tom ao lado dos textos poéticos sem desvirtuá-los.

No Projeto Artístico em 14 dias é visível a influência das histórias em quadrinhos, certamente leitura da infância e adolescência do pintor/poeta. Qual foi o menino que não leu HQ na infância no século XX? Era uma leitura que fazia parte do dia a dia. Para alguns educadores, essas histórias eram inúteis. Ledo engano! Quantas crianças não aprenderam a ler nos gibis? Mais modernamente, os heróis e heroínas aparecem em filmes, vídeos e exercem o mesmo fascínio das HQs.

Há muitas maneiras de viajar: a poesia, o romance, o conto, a pintura, a música, a Arte, de um modo geral. Todas as modalidades artísticas oferecem essas possibilidades. O escritor português José Saramago considerava que a felicidade tinha muitas faces, viajar era uma delas.

Vamos seguir as trilhas de Contemplação II: Multiversos peculiares e navegar pelos caminhos da poesia, dos contos e dos ensaios de Alan Suassuna e Dorian Dorison. E seremos felizes para sempre.

 

(Neide Medeiros Santos é Leitora Votante da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil, seção da Paraíba.
É membro da Academia de Letras da Paraíba e pertence à União Brasileira de Escritores – UBE/PB).

EM BREVE…

CONTEMPLAÇÃO III – IMERSÃO MONOCROMÁTICA E DESENREDO

No terceiro volume que marca o desfecho da coleção Contemplações Criativas, Alan, juntamente com Dorian, planejam consolidar todas as poesias e textos presentes nos dois primeiros livros. Esta última versão será em preto e branco.

Haverá também uma versão em eBook deste terceiro livro disponível.

Obs. As artes do 1º e 2º livros não constarão neste último livro desta coleção.

DATA DE LANÇAMENTO: Meados de 2025
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